Search
  • Eduardo Carlos Pereira

Alerta laranja: Onda de calor de 40ºC é fake!

publicado originalmente no Jornal de Jundiaí (https://www.jj.com.br/opiniao/2020/10/103954-alerta-laranja-onda-de-calor-de-40c-e-fake.html)


Como era esperado, o clima está mostrando que o ambiente é frágil: um calor tórrido depois de um frio incomum. As previsões, planejamentos, programações sofrem completamente e são como relógios que não têm hora certa nem incerta,f uncionando contra o que conhecemos. A temperatura foi uma surpresa escaldante nesta semana; felizes foram os que estavam em lugares climatizados. Os shoppings e supermercados encheram e, de novo, a pergunta: "Como controlar naturalmente esse calorão?".


As proteções naturais não são suficientes. Bons projetos não são suficientes. É necessário instalar climatizadores... O problema é que invadem fachadas, calçadas e ruas com máquinas que mudam todos os conjuntos de edifícios.


Exemplo impressionante é do antigo prédio do Senai, projeto de 1959 do arquiteto Roberto Tibau (1924 - 2003), que projetou edifícios importantes como a Escola Municipal de Astrofísica (1955) e o Planetário (1957), ambos no Ibirapuera.


O projeto moderno e arrojado do Senai Jundiaí é ignorado pelo próprio "Sistema S" que - não só ampliou com um novo projeto ao lado sem relevância de arquitetura e sem nenhuma consideração com o projeto de Tibau - mas também pendurou dezenas de máquinas de ar-condicionado nas fachadas.


Não perde o desenho inicial que pode ser visto com olhar muito esperto, mas está realmente comprometido com essas instalações sem projeto que vão fazendo um outro lugar e "apagando" a imagem moderna daquele Senai de outrora.

Ocorre que a necessidade faz com que a solução seja a mais fácil e com o que tiver mais ao alcance que o mercado oferece e o preço determina. Vale lembrar que a máquina externa do ar-condicionado não tem desenho.


Nem todas as soluções são bem-vindas, difícil é admitir que o clima está alterado e que está alterado por conta deste desmatamento e, ainda pior, que o desmatamento desenfreado aumenta o aquecimento que é global e por ser global parece que não é com a gente.

E agora, Salles?


Agora o Conselho Nacional do Meio Ambiente, que é a cara de um governo sul-americano, que arrasou com as questões ambientais e é negacionista, nega que o País está pegando fogo... Nega que está quente e nega que estamos com problemas internacionais decorrentes dessas razões insanas e dessas involuções que ninguém vai reverter. Climatempo: onda de calor de 40ºC é fake!

30 views0 comments

Recent Posts

See All